sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santiago, e o meu Eu

Diz a historia que por volta do ano de 820, o eremita Paio viu uma chuva de estrelas nos campos da Galicia, e que esse fenomeno revelou o tumulo do Apostolo Tiago. Desde entao, nesses milhares de anos, milhoes de pessoas tem peregrinado ate Santiago de Compostela, Reis e Rainhas, plebeus, ricos e pobres, enfim muitos foram tocados por esse fenomeno chamado Peregrinacao.

Minha historia com o Caminho e longa, comecou quando eu tinha uns 12 anos, e minha mae ganhou um galo de Barcelos, e junto ganhei a historia do Peregrino que foi salvo pelo milagre do  galo servido ao juiz, cantar. A viagem por caminhos medievais tomaram conta da minha cabeca, pois sempre tive no estudo da Historia uma paixao, e ja naquela epoca me imaginava por cidades e castelos medievais.

O tempo passou, cresci, o sonho ficou adormecido, ate que um dia eu e minha esposa Magali encontramos com peregrinos na Bienal do Livro de 2006, em Sao Paulo, e ali nasceu a decisao de realizar o sonho. Porem, a vida tomou outro rumo, e Magali cumpriu sua missao entre nos, antes que pudessemos viajar a Santiago.

Eu poderia escrevr milhoes de palavras para descrever, ou melhor tentar descrever, a dor da minha perda, e o quanto me senti sozinho e perdido no mundo, mas nao conseguiria nem chegar perto de como me senti. Entao, o Caminho me chamou, e encarei a minha missao, fazer o Caminho de Compostela e ir ate o final do mundo em homenagem ao meu Amor. E assim foi feito, e ao chegar em Santiago, em frente a Oficina de Peregrinos, com minha Credencial toda carimbada, decidi que nao iria pegar minha Compostela (o certificado dado pela Igreja a quem comprovar a Peregrinacao)....senti que naquele momento eu nao estava la por uma realizacao pessoal, nao estava la por uma certificacao. E como escrevi naquela epoca, nesses momentos de decisao, acabei por encontrar alguem que a muito eu nao via, Eu mesmo.

Dois anos se passaram, e decidi que era hora de voltar ao Caminho.

Dessa vez senti que deveria ser por Portugal, e em terras lusitanas o Caminho acabou se mostrando diferente nessa peregrinacao. Acabei por conhecer pessoas, a quem agora chamo de confrades e irmaos peregrinos, e talvez eu tenha sido mais influenciado e tambem tenha influenciado mais pessoas. O acesso ao mundo que cerca o Caminho foi diferente. Agora, eu encontrei o meu Eu participando mais do mundo, em uma comunhao com a vida.

Tal qual o eremita Paio que despertou ao ver estrelas caindo do ceu, despertei ao ver pessoas e lugares novos, e ao chegar em Santiago, dessa vez passei pelas portas da Oficina dos Peregrinos, e sai de la com a minha Compostela. O Caminho na primeira vez, me tirou da solidao e o vazio da dor, me colocou novamente de pe, e agora em 2012, o Caminho me coloca de novo no mundo.

Existe um termo usado ate de forma perjorativa, que e dizer que alguem "e do mundo"....entao, digo com todo orgulho:Sim, eu sou do Mundo!....o Mundo e a obra prima de Deus, e me sinto orgulhoso de fazer parte dele!

ULTREYA!!!!

E BOM CAMINHO!  SEMPRE!

2 comentários:

  1. Marcos,

    Gostaria de parabenizá-lo mais uma vez, pela conquista e significado adicional que nos trouxe quanto a mesma. Seu relato (não considero o final para este BLOG), certamente abrilhantou ainda mais o sentido da Peregrinação e conseguiu tocar quem o lê. Como sabe, vc não caminhou sozinho...

    Parabéns, aguardamos pela próxima e nos mande notícias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Edu!

    Quando fiz Peregrinacao tambem fiz um blog, foi a preparacao desse que voce acompanhou, e o "Caminhando 2012" e apenas o inicio de um futuro blog!

    Da primeira vez, ao iniciar as postagens, achei que nao deveria ser tipico blog de viagem..muitos dos blogsnsimilares falam dos quilometroa percorridos, de bolhas nos pes, ou seja, tuso aquilo que faz parte de um peregrinacao a pe. Decidi entao que iria compartilhar minhas reflexoes, me expor ao mundo,e espero te lo feito bem!

    Abraco Edu..e novamente obrigaso!

    ResponderExcluir