quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ser Peregrino....

A historia de hoje comeca ainda em Sao Paulo, no aeroporto. Quando cheguei na fila do ckeck in, havia um grupo de pessoas que iam participar de um tour de turismo religioso, e cada um tinha no pescoco, um lenco amarelo com a inscricao "Peregrino *****tur" (nao  vou falar o nome da agencia..rs).
Uma das senhoras do grupo se destacava por ser falante, dava risadas e etc. Foi quando um dos organizadores da viagem comecou a distribuir crachas com os nomes dos viajantes.Quando ele deu o cracha a senhora falante, ela fechou a cara, e comecou a reclamar, que haviam colocado o segundo nome dela (nome de uma santa, aparentemente a senhora achou que era um nome de "pobre"), reclamou ainda que um dos sobrenomes dela (de origem europeia) nao coube no cracha.
Com a negativa da possibilidade da mudanca do nome, a senhora fechou a cara e ficou resmungando, e isso foi ate Portugal!

*****************

Dias depois, encontro meu amigo Miguel, nos conhecemos via Facebook, e de repente, estamos na Se do Porto, e no dia seguinte Miguel me acompanha nos primeiros quilometros da caminhada. Ele me ajudou com um caminho alternativo, que evita os perigos da auto estrada.
Tudo isso, pelo simples fato de ajudar, de cuidar!

*****************

Entao agora o titulo do Post....Ser Peregrino...
Para mim nao importa se a pessoa viajar a pe, de bicicleta, carro, ou o meio que seja, o que importa e o que ela leva no coracao, e a coerencia entre ser e viver como Peregrino.
Uma pessoa que deveria agradecer a oportunidade que tantos gostariam de ter, implica com o proprio nome, suas proprias origens....isso vai alem de ser ou nao peregrino, eh uma tremenda falta de coerencia de Fe...

E ao amigo Miguel, nao existem palavras de gratidao, pelo privilegio de conhecer tao nobre PEREGRINO!!!!

4 comentários:

  1. É isso mesmo Marcos... acompanhando agora seu Blog (ou posso chamar de nosso, afinal de contas o compartilhamos), vemos as curiosidades, ou melhor, as formas de pensamento que cada um desses "seres humanos" pode carregar.

    Enquanto de um lado, temos uma pessoa que mal o conhecia ou mantivesse laços mais profundos, que se manifesta de forma positiva e contrária a natureza da maioria, lhe amparando e trazendo a vc nesse momento o apoio que necessitas, temos um cenário oposto que muitas vezes nos indica ser o da maioria (infelizmente).

    O mais importante nessa hora, é fazer como percebi que fez... "OBSERVAR", e sem qualquer julgamento trazer para dentro de sí o simples questionamento... Qual a forma que gostaríamos de trazer para o nosso dia a dia ?

    Para alguns, a aparência, a matéria, a posição ou condição... para outros o simples fato de fazer O BEM ao próximo, como se estaríamos fazendo a sí mesmo...

    É sem dúvida um caminho mágico.. que nos desperta ainda MAIS... AVANTE Marcos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Confrade Marcos

    Muito obrigado por tais palavras. A nossa pequena peregrinação foi fantástica e emotiva. Foi mesmo um descarregar da "Mochila". Lembras-te !!!! heheheheh.

    1 abraço e um queijo da serra
    Miguel K2 Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Aqueles primeiros quilometros foram essenciais para o sucesso da minha peregrinacao!..um esvaziar de mochila dos bons!
    Quem sabe um dia repetimos esses quilometros..e quem sabe pintando setas amarelas para o Caminho alternativo pelo Mosteiro de Lissa Bailo!

    Grande abraco meu Amigo Miguel!

    ResponderExcluir
  4. Caro Confrade

    Não te esqueças que até tiveste o privilégio de te virem carimbar a credencial de propósito e de mota. hehehehehhe.
    Se não fosse eu ter falado com aquela velhota a perguntar pelo Fernando Vieira que é o guarda (já na sua 4 geração)do Mosteiro de Leça do Balio e de repente ali está ele a dar as boas vindas com grande simpatia e carinho. Fantástico aquele momento.
    Coisas do Caminho.

    1 abraço e um queijo da serra
    Miguel K2 Sampaio

    ResponderExcluir